Você já deve ter pago uma multa na vida, seja uma infração leve ou mais grave. Mas se você acha que uma infração gravíssima já é pesada, imagine só as que têm fator multiplicador, que vão de duas vezes a até 60 vezes.O fator multiplicador é utilizado para endurecer as penas de infrações gravíssimas, porém, não incidem sobre o número de pontos debitado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Estônia está testando uma nova modalidade de pagamento por infrações de trânsito. Em vez de onerar o bolso do motorista, está propondo uma espécie de castigo - deixar o apressadinho no cantinho do pensamento, assim dizendo.No caso das infrações de excesso de velocidade, a ideia foi autuar os motoristas flagrados com uma punição alternativa. É possível arcar com o custo financeiro da autuação ou ficar parado por um período de 45 minutos a uma hora.
Antes de comemorar que "os ricos" pagarão mais caro",a medida pode afetar a qualquer brasileiro. Está em análise na Câmara dos Deputados uma lei que torna o valor das multas proporcional à renda dos infratores.Proposto pelo deputado Israel Batista (PV-DF), o projeto cria um fator multiplicador para o valor da multa a depender da classe social.